Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Panorama: a incrível maquete de Nova York no Queens Museum

Fazia tempo que o Thiago me falava sobre a maquete de Nova York que fica no Queens Museum. Ele sempre comentava com animação sobre ela e como tinha curiosidade de conferir de perto. Eu, confesso, não dava muita bola. Nunca parei para ver fotos e saber mais detalhes. Vai ver por isso a ideia nunca atiçou minha curiosidade. Mas, na última sexta, planejamos passar o dia em Flushing, no Queens e ele já prontamente falou: vamos ao Queens Museum ver a maquete. “Tudo bem, se der tempo, nós vamos”. A verdade? Ainda bem que deu tempo. Chegamos lá às 16h20 da tarde – o museu fecha às 17h – e agradeci a ele mil vezes por ter insistido. Sem dúvidas, é uma das coisas mais incríveis que já vi aqui em Nova York – tanto que resolvi fazer um post exclusivo sobre a obra.

Batizada de Panorama, a maquete é a jóia da coroa da coleção do Queens Museum. Concebida como uma celebração da infra-estrutura municipal da cidade em 1964, o projeto foi liderado pelo escritório arquitetônico Raymond Lester & Associates, envolveu uma equipe de 100 pessoas e levou três anos para ficar pronto. Para o projeto, Lester usou fotografias aéreas, mapas e outros materiais. Exposta numa área de mais de 800 metros quadrados,  e construída para uma escala de 1:1200,  onde uma polegada é igual a 100 pés (2,54cm = 30,48m),  Panorama é uma metrópole em miniatura. Cada um dos 895.000 edifícios da cidade construídos antes de 1992 e cada rua, parque e cerca de 100 pontes estão representadas e montadas em 273 seções individuais que compõem 828.796.195  metros quadrados de Nova York.

Os materiais originais usados para construir a maquete Panorama foram painéis de fórmica e espuma de uretano montados em madeira. Os edifícios foram construídos em madeira, plástico e papel pintado à mão, e as pontes em bronze gravado. O design e a construção do projeto todo custaram $672,662.69 em 1964, o equivalent a aproximadamente $5 milhões hoje.

Os detalhes são tão minuciosos que há até um avião partindo do aeroporto de LaGuardia. Segundo um funcionário do museu, a presença das Torres Gêmeas no projeto é proposital – a maquete recebeu uma atualização, mas foi decidido manter os dois prédios destruídos nos ataques de 11 de setembro de 2001.

A experiência é muito completa. Você visualiza a maquete de uma certa altura – que varia conforme o canto da sala – e consegue rodeá-la por todos os lados. É impressionante e a gente passou o tempo todo observando e fazendo fotos durante os 40 minutos que ficamos lá. Era uma sexta à tarde e, para a nossa alegria, não tinha mais ninguém na sala além de nós, o que tornou a experiência ainda mais incrível.

Como citado anteriormente, essa maquete é o destaque do museu, mas ele também conta com outras exposições, que você pode conferir aqui. O Queens Museum abre de quarta a domingo, das 11 às 17h. O ingresso sugerido é de U$8 (mas você pode pagar o que desejar).

Endereço: Flushing Meadows-Corona Park, Meridian Rd, Queens. Use a Linha 7. 

Semana que vem tem post com um roteiro completo pelo Flushing!


3 Comentários

  1. Laura, que maquete perfeita! Eu sou Arquiteta e no fim de semana vou pra NY pra passar 20 dias e certamente irei ver esta maquete. Estou aguardando o Post com roteiro completo pelo Flushing, que vc comentou, pois sei que realmente a área é bem legal. Bom trabalho!

  2. Vc viu o filme “Sem Folego”, com participação de Julianne Moore? A maquete do Queens é integrante importante do filme, q é lindo, bem sensível. Vale à pena ver… e a parte onde nos é apresentada a maquete é a mais emocionante!

    1. Vc viu o filme “Sem Folego”, com participação de Julianne Moore? É lindo, sensível, há cenas no Queens, e a parte onde nos é apresentada a maquete é a mais emocionante do filme!

Leave a Response