Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

As estações do ano em Nova York

Uma das principais preocupações de quem tem viagem marcada para Nova York é o clima. Como vai ser a temperatura durante a estadia aqui, se faz muito frio, se faz muito calor, se vai nevar, se vai chover… Bem, eu já fiz um post aqui no blog falando sobre esse assunto – e você pode conferir aqui. As estações do ano vão influenciar diretamente o clima aqui – até porque elas são super bem definidas. Hoje resolvi escrever esse post para falar um pouco sobre cada uma delas e o que você precisa saber. Lembre-se que as estações do ano no Hemisfério Norte são opostas às estações do ano no Hemisfério Sul. Traduzindo: quando é inverno no Brasil, é verão aqui.

Inverno – vamos começar pelo inverno, a estação mais amada pelos turistas e mais odiadas pelos novaiorquinos, haha. Brincadeiras à parte, vale lembrar que o inverno começa oficialmente dia 21 de dezembro e termina dia 20 de março. Eu diria que 99% das pessoas que visitam Nova York no inverno têm um desejo bem específico: ver neve. Neve não é algo comum no Brasil e a gente entende este encantamento, afinal, crescemos  vendo cenários branquinhos em filmes americanos. Uma coisa muito importante que você precisa saber sobre neve em Nova York: aqui não neva dias a fio. É muito comum as pessoas me perguntarem se “ainda está nevando” depois que elas sabem que começou a nevar. A verdade é que aqui neva um dia apenas – não é como em outras cidades que a neve cai por dias sem parar. Lembre-se que neve é um fenômeno que precisa de condições muito específicas para acontecer (então, só acredite em previsões de neve com dois dias de antecedência). Também é bom ter em mente que janeiro e fevereiro são os meses com mais tendência a nevar (em dezembro e março é mais raro – mas pode acontecer).  Além disso, esses dois meses costumam ser os meses mais gelados – com fevereiro sendo sempre o pior. Sobre as tempestades de neve – elas ocorrem, mas diria que são fenômenos mais raros por aqui e não, você não vai ficar dias trancado no hotel. Esse eventos climáticos fortes são anunciados com antecedência e o governo sempre divulga as medidas que serão tomadas. No auge do inverno (janeiro e fevereiro), temos dias com temperaturas negativas – e sensações térmicas piores ainda. Nova York é uma cidade que venta, por isso, é preciso estar preparado – veja este vídeo com dicas para se vestir e este vídeo com dicas de produtos essenciais. As temperaturas variam de 0ºC a 6ºC em dezembro, 3ºC a -3ºC em janeiro, 5ºC a -2ºC em fevereiro e 1ºC a 9ºC em março – ressaltando que essas são médias, ok? Ah, e você só vai sentir o frio quando estiver na rua – porque todos, absolutamente todos os lugares (de lojas ao metrô) contam com calefação. Outro ponto importante sobre o inverno é a paisagem: as árvores perdem todas as folhas e ficam “peladas” durante o inverno. É por isso que não acho interessante visitar jardins botânicos nessa época.  Lembre-se que algumas atrações não funcionam no inverno, como o Luna Park em Coney Island e a Governors Island. De resto, a cidade funciona normalmente! Muita gente acha que os transportes param ou que não há balsas para a Estátua da Liberdade, mas a verdade é que Nova York é mesmo a cidade que nunca dorme – nem mesmo no inverno.

Primavera –  uma das estações mais lindas em Nova York, a primavera começa dia 21 de março e termina dia 20 de junho. É a famosa meia-estação: ela começa fria e termina quente. Isso significa que ainda será preciso usar roupas mais quentes no fim de março e durante o mês de abril, mas em maio o cenário tende a melhorar muito – considero maio e junho dois ótimos meses para quem não gosta de temperaturas extremas. As temperaturas variam de 6ºC a 16ºC em abril, de 12ºC a 21ºC em maio e de 17ºC a 26ºC em junho. O cenário na cidade fica lindo, com muitas flores. A temporada de cherry blossom deixa a cidade toda rosa. Mas, infelizmente, elas duram cerca de duas semanas – geralmente a última semana de abril e a primeira semana de maio. No site do Brooklyn Botanical Garden, dá pra acompanhar o status. Você também vai ver muitas flores pelos canteiros da cidade (tulipas são minhas favoritas). Nesta época, as pessoas também costumam sofrer com alergias – quem tem rinite, deve ficar atento, pois o ar fica cheio de pólen. Se você for sensível, já traga o seu remédio – as farmácias aqui vendem também e sem receita. Procure na embalagem por  “indoor and outdoor allergies” e também pelo termo “non-drowsy”- isso vai garantir que você não fique caindo do sono e estrague sua viagem!

Verão – é até engraçado quando comento com algumas pessoas do Brasil sobre o verão novaiorquino. A cidade é tão conhecida pelo inverno que há quem ache que aqui não faz calor. Mas faz… e como faz! O verão começa oficialmente dia 21 de junho e termina dia 22 de setembro. Deixe seus casacos no Brasil, porque você não vai precisar deles no verão novaiorquino. No geral, eu não acho o calor daqui pior do que o do sul do Brasil (de onde eu sou e onde temos dias bem infernais). Tenha em mente que o verão novaiorquino é muito úmido, o que piora a sensação de abafamento e faz piora aquela sensação de que absolutamente todos os milímetros do seu corpo estão grudando. Mas, no geral, eu diria que são poucos os dias insuportáveis. Depende do ano, claro. Julho e agosto costumam ter as médias mais quentes – principalmente a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto. Em setembro, o clima é uma delícia –  é outro mês ideal para quem não curte extremos. As temperaturas variam de 20ºC a 28ºC em julho, 19ºC a 27ºC em agosto e 15ºC a 23ºC em setembro. A paisagem é verde – as árvores estão no auge da folhagem, os parques estão “vivos”, as pessoas fazem piquenique, os restaurantes colocam mesas nas calçadas…

Outono – outra estação linda em Nova York! Começa dia 23 de setembro e termina dia 20 de dezembro. E tem o mesmo esquema da primavera, de meia-estação, só que ao contrário: começa quente e termina gelada. A paisagem se transforma completamente, com as folhas das árvores trocando de cores e caindo, o que faz o visual ficar digno de um filme. Sério, ver as folhas amarelas, laranjas e vermelhas é uma das coisas mais lindas aqui. Não há nada mais inspirador que caminhar no Central Park durante essa época, que costuma durar umas três semanas.  Não dá pra definir um dia exato para mudança de cores, mas, em geral, a paisagem começa a mudar a partir da segunda quinzena de outubro – ou seja, depois do dia 15. Infelizmente, o outono é como a primavera e toda essa beleza dura pouco – o ápice da paisagem dura umas três semanas. Quer saber como está o status da folhagem?Acompanhe por esse site. E, claro, para apreciar toda essa beleza a dica é visitar os vários parques e jardins da cidade. Além do Central Park, vale dar um pulo no Brooklyn Botanical Garden, New York Botanical Garden, Randall’s Island, Roosevelt Island, Prospect Park, dentre outros. Outono marca a celebração do Halloween, a temporada de abóbora e a celebração do Dia de Ação de Graças – veja aqui um post com sugestões de programas. As temperaturas variam de 10ºC a 17ºC em outubro, 5ºC a 11ºC em novembro e 0ºC a 6ºC em dezembro. Ah, alérgicos também devem ficar atento, pois há polén no ar também no outono.

PS: as médias de temperaturas foram pesquisadas no site do National Weather Service. Como mencionei, são médias. Lembre-se sempre de baixar um app de tempo – como o Yahoo – e acompanhar a previsão para o período da sua viagem, checando inclusive a sensação térmica. 

Não deixe de conferir esse post com os eventos mais importantes que acontecem em Nova York!

Não deixe de conferir meus e-books sobre as estações do ano em Nova York! Eles trazem informações sobre como é o clima na cidade em cada estação do ano, dicas de como se vestir, os destaques de cada época e agenda de eventos para cada mês. Clique aqui e saiba mais!


8 Comentários

  1. Muito bom, Laurinha. Cada estação com seu encanto… as 4 são imperdíveis, mas Primavera e Outono as mais confortáveis. Beijos ..

  2. Já estive aí em meados setembro e tava super quente mesmo. tipo Flórida!
    Muito ansiosa pra pegar a primavera esse ano 🙂

  3. Eu ia em Maio/2018 e meu esposo precisou adiantar o período de férias para Fevereiro. Como já iniciamos o processo de emissão de passaporte é visto, decidimos seguir com o propósito de ir a NYC. Mas confesso que estou com muito medo da friaca de Fevereiro, todos os relatos que leio falam “mal” do mês. rs

  4. Bom dia Laura.
    O ápice da paisagem no outono geralmente ocorre em quais datas?
    Sonho em viajar no outono quando a paisagem estiver linda, parecendo filme e queria uma probabilidade de datas.

    Obrigada!

  5. Boa tarde, Laura. Obrigada pelas super dicas!!!
    Estarei em NY por volta de 17/03 e ainda estou meio confusa em relação ao tempo por estar na transição entre inverno/primavera. Devo me preocupar com o frio ou esperar dias mais tranquilos?

  6. Laura, estou amando todo seu conteúdo sobre NY!!
    Minhas férias serão em fevereiro, e estou doida para ir para Nova York. Mas o frio está me assustando um pouco.

    Seria legal conhecer a neve, mas queria mesmo ir na primavera..verão!!
    Estou pensando se vai valer a pena mesmo =\\

Leave a Response