Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudar

Aulas de dança em Nova York

Letícia Bello é leitora do blog e me contactou antes de sua viagem, contando que viria para Nova York para uma imersão em aulas de dança. Ela me perguntou se o assunto interessaria e, como achei a experiência dela válida, pensei que seria uma boa trazer o relato dela para o blog. Assim, quem estiver pensando em fazer aulas de dança em Nova York pode se beneficiar das dicas. Letícia ficou 7 dias na cidade e é de São Paulo, SP.

“Meu nome é Letícia, tenho 20 anos e não pretendia ir para Nova York tão cedo. Moro em São Paulo e tinha a impressão de que iria para uma segunda São Paulo, só que bem mais organizada e falando em inglês. A oportunidade da viagem veio em julho de 2017, quando encontrei um curso de dança feito pela empresa Qualité. Como bailarina, logo fiquei louca para fechar o pacote, que incluia aéreo, hotel com café da manhã, aulas de dança em diversas escolas, musical, apresentação de ballet, passeio de limousine e tour em backstage.

Dia 23/01: Primeiro dia de aula! Mega ansiosa. Logo pela manhã, fomos ao New Amsterdam Theatre para um tour backstage de Aladdin. Ouvimos a história do teatro, subimos ao palco, fomos nas coxias, vimos peças utilizadas em outras peças da Disney, simplesmente maravilhoso. Seguimos em direção norte da ilha para a escola Alvin Ailey American Dance Theatre e fomos muito bem recepcionados e convidados a assistir uma aula de ballet. Fomos ao estúdio par0, enfim, termos nossa aula exclusiva.  Primeiramente com a modalidade Horton, que é uma técnica com influência indico norte-americana, com movimentos fluidos e respeitando a posição anotomica do corpo humano. Depois aula de Horton tivemos uma ótima aula de Hip-Hop com o professor Yancy Greene, que exigiu muito de nosso músculos, agilidade e concentração. Almoçamos rapidamente no Hard Rock, pois mais tarde fomos novamente ao teatro New Amsterdam, mas desta vez para assistir ao espetáculo.

Clique aqui para reservar o tour pelo New Amsterdam Theatre  – o tour dura 2 horas e meia e custa U$75 por pessoa.

A Ailey American Dance Theatre oferece uma infinidade de aulas e workshops avulsos, com preços a partir de U$20. A escola também oferece programas mais longos! Saiba mais no site.

Dia 24/01: Começamos as aulas logo cedo na Steps on Broadway, com aulas de jazz lyrico e ballet. Logo após a aula, fui à Marshalls onde comprei itens de ginástica – trouxe até bola de pilates.  Desci a rua em direção à TS, passei na Capezio para comprar um tutu e fui direto para uma sessão de fotos com a fotógrafa Monica Mesquita e seu marido Alessandro Mesquita. Duas horas de fotos pela Times Square e Central Park, tudo com tutu, collant e meia calça, literalmente um ensaio bailarinístico. No fim da tarde, fui ao One World Observatory. Simplesmente maravilhoso, fiquei com um pouco de medo no elevador que sobe muito rápido, mas como é interativo mal percebi que estava subindo. Chegando no observatório mesmo fiquei sem palavras, melhor vista de Nova York – o sol se pondo  deixou tudo ainda melhor.

Steps on Broadway foi fundada em 1979 e é muito mais que um studio de dança. É uma comunidade de artistas reconhecida internacionalmente, comprometida com o cultivo da individualidade e talento. As aulas são oferecidas todos os dias da semana, em todos os níveis de balé, jazz, dança moderna, contemportânea, sapateado, dança de teatro, hip hop, étnica e condicionamento corporal. Clique aqui e confira o calendário de aulas. 

Dia 25/01: Fomos para a aula de balé na American Ballet School e seguimos em direção a outra escola de dança, Joffrey, onde tivemos aulas de balé, horton e hip hop. Foi o dia mais intenso, com aulas das 10h às 19h, parando somente para almoçar.

The School of American Ballet foi fundada em 1934 por George Balanchine e Lincoln Kirstein e é a escola oficial do New York City Ballet. Clique aqui para conferir mais sobre as aulas oferecidas.

A Joffrey Ballet School oferece aulas de balé, jazz e Contemporâneo, Hip-Hop, sapateado, dança moderna e mais. É a única escola de Nova York que oferece um currículo completo em balé, que inclui treinamento em ballet clássico (técnica, pointe, variações, adagio, aulas masculinas) e balé contemporâneo (técnica, improvisação ). Todas as aulas de dança têm acompanhamento de piano ao vivo, e o acompanhamento vivo de violoncelo e percussão é usado em algumas aulas contemporâneas e modernas. Clique aqui para conferir mais.

Dia 26/01: Pela manhã, tivemos aulas de jazz teatral e contemporâneo na Broadway Dance Center, com ótimas professoras. Almoçamos na Black Tap mais próxima e segui para a Apple, Adidas, Victoria’s Secret, Hollister e Uniqlo, tudo na Quinta Avenida. No fim da tarde, fui ao o Pier 61 fazer um mini cruzeiro com jantar no Spirit Cruise. Comida excelente, ótimo serviço, vistas lindas pela noite e um ótimo dj para animar o fim do passeio.

Broadway Dance Center é um estúdio de dança que oferece mais de 350 aulas semanalmente, ministradas por alguns professores e coreógrafos mais famosos do mundo. Sua contínua dedicação à comunidade de dança internacional, estúdios de última geração e a localização no coração do distrito de teatros de Nova York tornamo local o destino final para os dançarinos de todo o mundo. Confira o cronograma diário de aulas.

Dia 27/01: Tivemos uma Master class de ballet com um dos principais bailarinos das companhia New York City Ballet, uma das mais renomadas dos Estados Unidos. Foi bem engraçado na hora da barra, há um pré-requisito na escola que é ser alto, não sei a altura exata, e eu que sou baixinha sofri um pouco no momento da barra, mas nada que impedisse a realização dos exercícios. O professor era ótimo e ajudou a todas em vários detalhes de postura, colocação, harmonia. Foi a aula mais pesada que tivemos mas a que mais aprendi e exigi de mim mesma.

A Master Class faz parte do programa Behind-the-Scenes Access. Esses eventos são oferecidos a grupos, criando oportunidades do de interagir e aprender com os bailarinos da NYCB. Essas atividades estão disponíveis apenas para grupos, através do Group Sales. Tudo deve ser combinado previamente, sujeito à disponibilidade. Para mais informações, escreva para gruposales@nycballet.com para de preços e agendamento. Clique aqui e conheça mais ativdades oferecidas.

Mais tarde, voltamos para o Lincoln Center, mas para agora assistir ao espetáculo de ballet da New York City Ballet. Antes do espetáculo, fizemos um tour pelo backstage e fomos guiados por um dos bailarinos da companhia. Vimos um ensaio, subimos no palco, fomos ao local de aquecimento, encontramos vários bailarinos que foram muito simpáticos e receptivos. No espetáculo, tivemos a sorte de assistir o professor que nos deu aula pela manhã e mais ótimos bailarinos e bailarinas.

Dia 28/01: Tivemos uma ótima experiencia de dança. Fomos até o local onde rolam as audições e ensaios para os musicais e lá tivemos aula com um dos bailarinos do musical Aladdin. Aprendemos a coreografia de Arabian Nights e foi uma delícia, o menino era muito divertido e completamente apaixonado pelo Brasil, foi o professor mais receptivo que tivemos na viagem, sem contar toda a emoção de estar aprendendo algo tão grandioso com um dos bailarinos principais do espetáculo – que inclusive estava se apresentando no dia que fomos ao espetáculo.

A segunda aula foi uma simulação de audição da Broadway. A professora é a mais antiga professora do Broadway Dance Center e julga quase todas as audições. Ela foi bem rígida, mas nos estimulava muito a nos soltar e deixar a preocupação com a técnica da dança de lado e começarmos a sentir e nos divertir com a coreografia. Foi uma aula que acredito que todos do grupo aprenderam muito e crescemos muito como bailarinos. Foi super diferente e eufórico fazer aula e pensar que na sala ao lado havia ensaios para King Kong e Mean Girls, com pessoas que são ótimos dançarinos e sem rivalidade, foi um local muito harmonioso e tenho certeza que fechamos a programação de dança com chave de ouro.

 

Leticia, muito obrigada por trazer sua contribuição ao blog, relatando sua experiência em Nova York!

Pessoal, espero que o post tenha ajudado quem tem planos de estudar algo no campo de música na cidade! E se você já teve uma experiência na área e quer contribuir, escreva para laura@lauraperuchi.com 


3 Comentários

  1. Good Morning,

    My daughter is 13 years old and does ballet for 4 years. we will be in the city of New York between January 26, 2019 and February 2, 2019. Can I get a free tuition for her? Thanks

Leave a Response