Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudar

Curso de costura em Nova York: minha experiência na Mood

Todo mundo tem uma lista de coisas que quer fazer. Algumas dessas coisas são projetos imediatos, que impactam diretamente a nossa vida. Outras são coisas menos urgentes, mas importantes pra nós de algum jeito, que despertam interesse na gente. Do ano passado pra cá, eu tirei muitas dessas “metas secundárias” do papel: procurei um professor para melhorar minha pronúncia de inglês e comecei a fazer aulas particulares de espanhol. Mas minha lista tinha outro desejo antigo: aprender a costurar. Eu cresci folheando revistas Manequim e comprando tecidos para mandar fazer peças que eu gostava. Sou de cidade pequena, onde é fácil encontrar uma costureira para fazer roupas sob encomenda. Isso sempre me encantou!

Eu sabia que a Mood oferecia aulas de costura – mas sempre acabava me amarrando por conta das datas. Neste ano, não inventei desculpas: assim que abriram as inscrições, eu fiz a minha matrícula e já veio aquele sentimento de satisfação por estar cumprindo uma meta. Postei lá no meu Instagram e fiquei surpresa com os comentários que recebi: muita gente me incentivando, dizendo que eu ia amar, e muita gente pedindo para eu contar a minha experiência quando acabasse. Então, cá estou eu!

Para quem não está familiarizado, a Mood Fabrics é uma loja de tecidos aqui em Nova York (tem filial em Los Angeles também) e famosa por causa do programa Project Runway – mostrei ela neste post aqui – e só uma visita à loja certamente já é um prato cheio para o pessoal da área de moda. Porém, a loja também oferece cursos e workshops relacionados à moda, através da Mood Sewing School.

Os cursos e worskshops se dividem em três grandes temas:

  • Costura – iniciante e intermediário, para adultos, e também para crianças, além de costura em malha.
  • Modelagem –  aulas de criação de moldes, para criar roupas perfeitamente ajustadas.
  • Ilustração – fundamentos do desenho de moda
  • Workshops variados – níveis iniciante, intermediário e avançado. Assuntos que vão desde como fazer uma almofada até como fazer um vestido envelope.

Os cursos de costura, modelagem e ilustração têm duração de 6 semanas, com aulas uma vez por semana, de uma hora e meia cada, em média. E os valores são acessíveis – em torno de U$135. No caso do curso de costura iniciante e intermediário, as aulas são “gratuitas” – é preciso, no entanto, comprar o kit para o curso iniciante e o molde para o curso intermediário. Também custam nessa faixa, U$135. O kit é super completo: conta com livro, tesoura, alfinetes, linha, fita métrica, régua, moldes, enfim, todos os utensílos que você precisa para costurar. Se analisarmos, um curso de 6 semanas + um kit desses por U$135 é bem barato. Atenção: o valor dos tecidos usados não está incluído no valor do curso.

Eu não sabia nada de costura na máquina. Fiz muito artesanato quando era adolescente – bordava minhas próprias roupas e também fazia fuxicos para colocar em bolsas. Mas nunca tinha tocado em uma máquina de costura. E acho que, para uma marinheira de primeira viagem, eu acabei me saindo bem. No curso iniciante, o projeto é uma tote bag – uma bolsa estilo ecobag, com forro e reforço. As aulas eram sempre assim: o professor – com vasta experiência na área – explicava a tarefa do dia e depois executávamos. Também havia assistentes, que estavam sempre disponíveis na hora de executar a tarefa, para nos ajudar e/ou tirar dúvidas. O curso todo foi bem “baby steps”- passos de bebê – ou seja, uma coisa de cada vez, bem devagar. Numa aula, cortamos os moldes, na outra cortamos os tecidos. Só na terceira aula que fomos apresentados à máquina de costura – e a Mood tem máquinas para todos os alunos. Lembro da minha sensação ao tocar no pedal pela primeira vez, haha, foi emocionante!

Consegui terminar o meu projeto e fiquei super feliz. É óbvio que muitas costuras saíram tortas – mas né, era minha primeira vez, então, tentei focar nisso e não exigir perfeição de mim mesma logo de cara. No começo, confesso que deu vontade de desistir –  sou uma pessoa muito ansiosa e quero tudo pra ontem. Depois, fui relaxando, e as aulas se tornavam minha terapia. Amei tanto que me inscrevi no curso intermediário – onde vamos fazer uma peça de roupa.

Se você mora em Nova York e tem vontade de aprender a costurar, super recomendo! Vale acessar o site da Mood para conferir o calendário de cursos. Para quem vai ficar aqui por uma temporada mais longa e tem interesse em atividades diferentes, também pode ser uma boa oportunidade!

Endereço: 225 W 37th St.


Leave a Response