Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Nova York no inverno: informações úteis para planejar sua viagem

O inverno rende muitas pautas no blog, já perceberam? Apesar de – aleluia! – faltar menos de um mês para a estação acabar oficialmente, ainda deve demorar um pouquinho para podermos dizer que está fazendo calor. Mas, para quem mora aqui, a chegada do mês de março já traz um alívio – afinal, o pior já passou! Mesmo estando no final da temporada, achei que seria interessante trazer o assunto inverno de novo para o blog, já que muitos de vocês estão pensando no próximo inverno e na viagem planejada para daqui um tempo. As dicas de hoje reforçam muitas coisas que já falei aqui no blog e visam tranquilizar e também trazer uma dose de realidade a respeito do assunto.

Planejando visitar Nova York no inverno? Pesquise para saber o que te aguarda – em Nova York, cada estação é super bem definida. Isso significa que o inverno é super gelado. Sou do sul do Brasil e já aviso que o inverno do sul é bem diferente do inverno daqui. As temperaturas variam de 0ºC a 6ºC em dezembro, 3ºC a -3ºC em janeiro, 5ºC a -2ºC em fevereiro e 1ºC a 9ºC em março. É importante se informar sobre o clima mês a mês e sobre as médias, para ter uma ideia do que você vai encarar. Você pode clicar aqui para saber mais detalhes sobre o clima em Nova York e aqui para saber mais sobre cada uma das estações. Fica o meu conselho para quem ainda não comprou passagem: pesquisem sobre o clima ANTES de viajar, para saber o que você vai encarar. Não se engane: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março faz bastante frio – especialmente para quem não está acostumado.

O inverno não é nada cinza – as pessoas têm um conceito errôneo sobre o inverno em Nova York. Ok, os dias são mais curtos sim – em algumas épocas, escurece por volta das 16h30 – mas os dias estão longe de serem feios. Muito pelo contrário: grande parte do inverno tem como bônus dia de sol e céu azul, além de cores magníficas no pôr do sol. Mas não se engane: dificilmente você vai conseguir “lagartear” em dias assim. Sol e céu azul proporcionam dias espetaculates mas também são sinônimos de dias igualmente gelados.

Tempestades de neve podem acontecer, sim, mas ninguém pode prever – todo inverno costuma rolar uma tempestade de neve, mas é bom você tirar aquela imagem do filme “O dia depois de amanhã” da sua mente, porque, na prática, não se trata de nenhum apocalipse. Tempestades são fenômenos ATÍPICOS. Ninguém sabe quando elas vão acontecer. Não tem como prever, nem garantir nada quando a gente fala em clima. Quando esse tipo de evento acontece, informem-se, leiam e mantenham a calma. E lembrem-se que informações sobre aeroporto, cancelamento de voos, remarcação… devem ser consultadas com a cia aérea. Na dúvida, considere contratar um seguro viagem. 

Segure a sua ansidade – infelizmente não tem como dizer como vai estar o tempo daqui a um mês. Durante o inverno, tem muita gente querendo saber se “vai estar melhor”, se o frio vai dar uma trégua. De novo: não tem como dizer. Mas, lembrem-se: o inverno por si só já é rigoroso sim. Espere, sempre,  muito frio, vento e termômetros abaixo de zero quando falamos em dezembro, janeiro, fevereiro e março. Se for diferente disso, será atípico.

O sonho da neve…. esse foi o meu quinto inverno em Nova York e, outro dia, eu estava pensando sobre a neve na cidade. Neva muito pouco aqui – muito menos do que as expectativas das pessoas. Aqui não neva dias a fio. A verdade é que aqui neva um dia apenas – não é como em outras cidades que a neve cai por dias sem parar. Analisando as médias, saibam que de dezembro a março, neva, em média, 10 dias no total. É pouco se considerarmos o intervalo de tempo. E se considerarmos que, na maioria esmagadora das vezes, neva apenas um dia, pode ser frustrante marcar uma viagem esperando ver neve. Se é o seu sonho, considere incluir uma day trip para uma estação de esqui. Tem mais informações aqui

Transforme o app de tempo no seu melhor amigo – acompanhem o app antes da viagem, chequem sempre a sensação térmica. App de tempo é um dos seus melhores amigos durante qualquer viagem. Eu uso Yahoo Tempo, mas há inúmeros aplicativos. A previsão de tempo aqui é muito certeira – porém, não adianta checar previsão com um mês de antecedência – quando falamos em neve, por exemplo, melhor acreditar em previsões com dois dias de antecedência.

A vida não para – sim, o frio dificulta algumas coisas, mas ninguém deixa de viver por conta de neve ou temperaturas extremas! Não acreditem nas pessoas que dizem que você vai ficar trancado no hotel por conta da neve. Com a roupa certa – e paradas estratégicas para entrar em ambientes aquecidos – você vai aproveitar muito a sua viagem sim. Clique aqui e confira o que dá e o que não dá para fazer no inverno em Nova York

Links úteis: 

 Espero que tenham gostado dessas dicas!

Leave a Response