Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

As novidades da Smorgasburg para a edição 2019

Um dos programas outdoor mais legais de Nova York é, sem dúvidas, a feira de Smorgasburg. Já indiquei ela várias vezes aqui e falo do evento todos os anos, pois é uma oportunidade única para quem curte gastronomia, além de ser uma coisa super legal e local de se fazer.  A Smorgasburg é sazonal, ou seja, não rola o ano inteiro – sua temporada começa neste fim de semana, dia 6 de abril (animando os nossos ânimos para o início da primavera). Sua escala permanece inalterada: 100 vendedores numa estrutura que atrai 20 mil pessoas toda semana. Na última quinta, tive o prazer de participar do preview para a imprensa com as novidades: são mais de 20 novos vendedores! E, além dessas novas opções, vou contar também outras novidades dessa nova temporada.

Petisco Brazuca – pela primeira vez na história da feira, uma opção brasileira! O Petisco Brazuca, do casal Ricardo e Vanessa, chega à feira trazendo uma das melhores coisas da nossa gastronomia: a coxinha! Além da versão tradicional de frango, eles também vão oferecer os sabores espinafre, queijo e doce de leite, além de brigadeiros e suco de maracujá. Quem mora aqui e sente saudade desse tipo de quitute, tá aí uma ótima opção para matar a saudade.

Kochin – a típica sobremesa instagramável. Compostas de pudim, banana e sorvete, tem um toque de café, numa apresentação lindíssima.

La Tropikitchen – snacks colombianos com molhos caseiros, incluindo tamales, todos caseiros com ingredientes orgânicos. Os tamales são super clássicos na cozinha da Colômbia, lembram muito a nossa pamonha. Há versão salgada, doce e até mesmo vegana.

Vayalo Cocina (apenas aos sábados) – Pratos venezuelanos, incluindo arepas, perros calientes e mais,. As arepas são feitas com massa de farinha de milho (sem glúten!) E cozidas na grelha antes de serem cobertas com carne, legumes ou queijo. Osperros calientes lembram muito o nosso cachorro-quente, uma delícia, já que são cobertos com muitos molhos e outros ingredientes.

The Better Pop – a Kombucha é uma bebida popular no momento e, na Smorgasburg, ela virou picolé! Sem adição de açúcar, a receita leva apenas frutas inteiras e kombucha, para ajudar na digestão. Os sabores incluem pina colada, blueberry, morango e outros sabores sazonais. Super refrescante!

Amazeballs –  do ex-jogador da NFL Derrell Smith. Aqui, o destaque são os sanduíches de almôndegas e molhos especiais – inclusive versão vegana! O mais interessante é que os sanduíches levam batata chips triturada, ricota cremosa e molhos. Lembrou muito o nosso cachorro-quente também.

Flying V Poutine (apenas aos sábados) – comida típica do Canadá. O destaque fica por conta do poutine. São batatas fritas cortadas à mão e coberta com queijo e molho especial. Uma delícia!

The Pizza Cupcake – como o nome sugere, são pizzas apresentadas em forma de cupcake, em opções como margherita, calabresa, funghi e abobrinha.

Tori-san Japanese Fried Chicken – esse vendedor levou o frango frito a outro nível: asas de frango frito sem osso recheadas com gyoza (uma massinha com carne de porco). Além disso, também oferecem a tradicional dupla de frango e wafflese um delicioso sanduíche de frango frito coberto com salada de yuzu, picles rápidos e molho mayo.

Tojo’s Kitchen – Focado no corte japonês wagyu, carne saborosa e nobre, considerada a melhor carne bovina do mundo. Eles usam essa carne para fazer um sushi, com vinagre japonês e wasabi fresco – e a carne é defumada na hora.

Smør – especializada em smørrebrød, o sanduíche nórdico aberto, com pão de centeio densocoberto com arenque, creme fraiche, cebolinha e alcaparras em conserva; ou experimente a salada de frango com cebola roxa em conserva e pó de beterraba. Eles também fazem um sanduíche de ressaca nórdica com rosbife finamente fatiado e cebolas crocantes.

Esses são apenas alguns dos mais de 20 novos vendedores da feira – além dos outros que já são tradicionais no evento. A verdade é que são dezenas de opções de comidas doces e salgadas, das clássicas às exóticas, tem para todos os gostos!

  • A feira acontece todo fim de semana, no Brooklyn – aos sábados, no East River State Park, em Williamsburg, e aos domingos, no Breeze Hill, no Prospect Park – das 11 às 18 horas, faça chuva ou faça sol. A feira segue até outubro. Eu só conheço a de sábado – e adoro a vibe de lá, muito por conta de Williamsburg ser um bairro descolado e o parque ter uma vista incrível para o skyline. Mas, é lotado: prepara-se para filas. Sugiro, se possível, levar algo para sentar no chão, já que as mesas coletivas são disputadas. E evite o horário de pico, entre meio-dia e 14h.
  • Para quem tem crianças: o espaço é amplo para eles brincarem na área. Além disso, não muito longe do local onde acontece a feira em Williamsburg, há o Domino Park, que tem um playground incrível.
  • Sobre preços: os valores na feira variam muito, mas dá para encontrar opções entre U$8 e U$15, na grande maioria das barracas.

Mais novidades e informações importantes: 

  • A Smorgasburg se apresenta como o maior evento de lixo zero no país, com a a proibição estrita de vidro, plástico e latas. Os copos são compostáveis.
  • A 12ª temporada do Brooklyn Flea, que sempre acontece em conjunto com a Smorgasburg, também abre no dia 6 de abril, agora no The Williamsburg Hotel, na Wythe Ave. N. 10 St., a apenas duas quadras da Smorgasburg no East River no mesmo dia.  São 50 vendedores de antiguidades e artesenato.
  • Toda sexta, a partir do dia 12, haverá também uma versão menor da feira no complexo WTC, na Fulton Street, próximo à estação Oculus, em Downtown Manhattan. Essa versão contará com 25 vendedores, das 11h30 às 19h, até outubro.
  • E a feira também vai chegar em São Paulo: no fim semana de 25 de maio, a Smorgasburg São Paulo faz sua estreia, com 100 vendedores, na Praça Armando de Sales Oliveira, na maior cidade do Brasil. E um mês antes, 27 e 28 de abril, dois chefs de São Paulo estarão na edição do Brooklyn: Fàbio Benedetti, do tradicional restaurante paulistano Paellas Pepe, vai cozinhar sua famosa paella valenciana, com arroz brasileiro e azeite brasileiro; e Donato Gálvez, fundador da Stunt Burger, fará seu hambúrguer de raclette com queijo paranaense.
  • Para quem estiver na Califórnia, também tem Smorgasburg em Los Angeles. Todo domingo, das 10h às 16h, o ano todo, com 65 vendedores. ROW DTLA, 777 S. Alameda St. (Bay St.).

4 Comentários

  1. Oi Laura! A partir deste ano eles estão funcionando no inverno. Se instalaram em um espaço fechado no Brooklin ao lado do Barclays Center. Estive lá a 15 dias atrás e me deliciei com vários pratos. Abraço!

  2. Oi Laura como está esse surto a princípio de sarampo que atingiu em maior número Manhattan e Brooklin? Viajo pra NYC semana que vem. ABRAÇO

  3. Fui no último dia 27 de abril para Smorgasburg e experimentei diversas opções, todas ótimas. Gostei das coxinhas do Petisco Brazuca e da barraca Paellas Pepe. Muitos brasileiros circulando por lá. Não havia filas e os preços variaram de 7 a 20 dólares.

Leave a Response